Casa do Povo de São Caetano

Descrição:

A 1 de setembro de 1972 é fundada a instituição da Casa do Povo de São Caetano, fruto do empenho de um grupo de cidadãos locais que tinham como objetivo principal a criação de um espaço, onde fosse possível prestar assistência médica e de enfermagem, assim como apoio social a todos aqueles, que numa freguesia, claramente rural, sentiam dificuldades na resolução desses problemas.

Entre esses notáveis locais e mentores da iniciativa, destacaram-se o Sr. Carlos Fagundes, o Sr. Manuel Joaquim Mancebo, o Sr. Manuel Silveira Azevedo, o Sr. Fernando Arruda, o Sr. João Melo, o Sr. Manuel Ferreira, o Sr. Manuel Celestino Garcia entre muitos outros.

Este último, o Sr. Manuel Celestino Garcia, foi também, o primeiro presidente deste organismo, tendo-se dedicado a esta causa de corpo e alma, na verdade, este ilustre homem foi mais além, construindo de raiz uma moradia familiar que disponibilizou para que aí fosse sediada a instituição da Casa do Povo, com todos os seus serviços administrativos e de assistência médica, que mais tarde, aquando do sismo de 1973, passariam a funcionar na Junta de Freguesia, em virtude do proprietário necessitar daquele espaço para a sua residência.

No referido edifício funcionavam todos os serviços de pagamento de pensões, de subsídios de casamento, morte, nascimento e doença. Paralelamente, o consultório médico funcionava 1 vez por semana, às 3ªs feiras, com a visita do Dr. Mendonça e com a prestação de serviços de enfermagem algumas horas por dia, aumentando progressivamente todos estes serviços.

Importante será de referir que todo o sistema de usufruto das condições e serviços disponibilizados aos seus sócios tinham um período de carência de 3 meses, após os quais, poderiam beneficiar pela totalidade dos serviços disponibilizados.

Todos os serviços da Casa do Povo funcionaram no edifício da Junta de Freguesia desde o ano de 1973 até junho de 1997. A inauguração de uma sede própria concretizou-se no dia 27/06/1997 com a conclusão e entrada em funcionamento do novo edifício.

Todavia, o ânimo e a dinâmica de funcionamento deste tipo de instituições entrou em processo de regressão, quer pelos apoios diminutos existentes, quer nos serviços prestados. Os serviços de Segurança Social, outrora disponibilizados a tempo inteiro, passaram a ser prestados, 2 semanas por mês, e neste momento só funciona 2 dias por mês, o que provoca algum desânimo e desconforto na população local mais despriveligiada.

Note-se também que as despesas com o funcionamento desta instituição eram suportados pelas autarquias e pela Segurança Social. Neste momento, enfrentamos graves dificuldades no que diz respeito ao nosso funcionamento e sobrevivência, face à extinção desses subsídios.

Hoje a instituição desenvolve um importante papel desportivo, social e cultural junto das várias faixas etárias, com o seu grupo folclórico, centro de convívio de idosos e grupo desportivo, com a prática do ténis de mesa.

A nossa instituição conta neste momento com150 sócios.

Responsáveis:

Nome: Maria Cecília Silva Pereira Correia