Semana dos Sentidos Estimula Memória e Perceção Sensorial dos Idosos

O cheiro, o tato, a audição, o paladar e a visão entram em declínio a partir de certa idade, podendo levar a déficits cognitivos, provocando uma perda de qualidade de vida entre a população idosa. De mãos dadas com a comunidade sénior, o Município tornou-se um aliado dos mais velhos no combate a este grande vilão, o desgaste sensorial.

Dezenas de idosos de todo o Concelho participaram na Semana dos Sentidos, promovida pela Câmara Municipal da Madalena, com o intuito de estimular os cinco sentidos, e consequentemente as capacidades cognitivas dos mais velhos, em particular a memória.

Entre degustações com os olhos vendados, passando por jogos para exercitar o tato, a audição e o olfato ou até mesmo testes de ilusão de ótica, os técnicos da autarquia dinamizaram uma vasta multiplicidade de atividades lúdico-pedagógicas em todos os centros de convívio do Concelho, proporcionando momentos de diversão únicos e combatendo, simultaneamente, o desgaste do sistema sensorial e do sistema nervoso.

A promoção do envelhecimento ativo é crucial para a Câmara Municipal da Madalena que tem vindo a desenvolver múltiplas atividades junto da comunidade sénior, contribuindo para o bem-estar pleno na Idade Maior.