Madalena Acolhe Campeonato de Trauma do Triângulo

alt

Simulando cenários reais de acidente, a competição irá colocar à prova as seis corporações de bombeiros das ilhas do Triângulo, num evento organizado em parceria com o Município da Madalena, que contará com a presença da equipa vencedora do campeonato mundial de trauma, que decorreu, em 2017, na Roménia.

A Madalena acolhe, nos dias 13 e 14 de janeiro, o Campeonato de Trauma do Triângulo, que irá reunir no Pico, equipas de resgate de todas as corporações de bombeiros das ilhas de, São Jorge, Faial e Pico, num total de 18 participantes.

As equipas irão enfrentar diversos desafios, pondo à prova os seus conhecimentos no socorro a vítimas em cenários de trauma simulados, visando não apenas exibir as suas capacidades, perante o público, mas sobretudo melhorar as suas competências práticas, aprendendo e partilhando as experiências, com todos os envolvidos no projeto.

“É com muita satisfação que a Madalena acolhe este evento que irá proporcionar uma troca de experiências entre bombeiros, promovendo o conhecimento das nossas corporações”, referiu José António Soares à comunicação social, na apresentação pública da prova.

Por sua vez, Ricardo Dias, Comandante dos Bombeiros Voluntários da Madalena, enalteceu o apoio do Município, referindo que esta é a primeira competição de trauma organizada por esta entidade, visando “treinar os nossos homens, complementado a sua formação, e preparando-os para outras competições a nível regional, nacional e internacional”.

A par da vertente competitiva, será ainda realizado um workshop com a equipa campeã mundial de trauma, sendo todas as provas da competição avaliadas por um júri composto por dois elementos da Proteção Civil Regional, que irá verificar se as equipas executam os procedimentos, em conformidade com os protocolos e normas de atuação previstos.