CPCJ Distribui Livros de Colorir Pelas Pré-Escolas do Concelho

Visando promover os direitos dos mais novos e prevenir os maus tratos na infância, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens da Madalena irá dinamizar ao longo deste mês diversas atividades, no âmbito da Campanha Laço Azul.

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens da Madalena distribuiu, ao longo desta semana, livros de colorir, pelas pré-escolas do Concelho da Madalena, com o intuito de promover, de forma lúdica, os direitos dos mais jovens.

A par dos manuais, a comissão distribuiu ainda marcadores de livros e sorrisos, explicando à pequenada a origem da Campanha Laço Azul e os seus direitos, numa iniciativa realizada no âmbito desta campanha, que assinala abril como o “Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância”.

Dar visibilidade a este problema crescente no seio da nossa comunidade é o objectivo primordial desta iniciativa da CPCJ da Madalena, que irá dinamizar ao longo do mês uma vasta panóplia de atividades, nomeadamente a já habitual Caminhada pelos Direitos, no dia 25 de abril, a Operação Azul, entre muitas outras, promovendo os direitos das crianças, a causa maior desta instituição, criada em 2004 com este propósito e ainda com a finalidade de prevenir ou pôr termo a situações susceptíveis de afetar a segurança e desenvolvimento integral dos mais jovens.

A Campanha Laço Azul (Blue Ribbon) nasceu nos Estados Unidos, no final da década de 80, quando Bonnie W. Finney, uma avó atenta e preocupada, amarrou uma fita azul à antena do seu carro. A trágica história de maus-tratos aos seus netos – um deles mortalmente espancado - levou Bonnie a alertar a comunidade para este flagelo da sociedade atual, utilizando o laço de cor azul como metáfora dos corpos espancados e nódoas negras resultantes das agressões.