Câmara da Madalena combate violência contra idosos

Portugal é um dos países com maiores índices de violência conta idosos, sendo o quinto com pior registo num universo de 53 nações. Efetivamente, são cerca de 40 por cento os idosos alvo de atos violentos.

A crise que atravessamos repercute-se não só no plano financeiro mas também a nível social e familiar. São nos momentos de maior pressão socioprofissional que aparecem os sinais mais alarmantes de desagregação das normas vigentes na sociedade.

Esta fragmentação social leva-nos às mais variadas formas de violência e abusos e são os grupos socialmente mais vulneráveis, como os idosos, as principais vítimas desta espiral de maus-tratos. Ciente desta realidade, e sempre atenta aos mais velhos do município, a Câmara Municipal da Madalena vai promover, no dia 21 de Março, pelas 18h00, o seminário “Direitos Humanos, Combate à Violência – Maus-Tratos ao Cidadão Idoso.

A palestra será proferida pelo enfermeiro e consultor em direitos humanos, José Carvalho, mestre em gestão de cuidados de saúde, a frequentar, atualmente, o programa de altos estudos em direitos humanos na Universidade de Genebra. Esta apresentação, aberta ao público em geral, é gratuita.

A violência é flagelo que diz respeito a cada um de nós, o seu combate depende da ação de todos. Ajude-nos a inverte esta espiral crescente de maus-tratos aos mais velhos.