'Histórias Sem Idade': As Lições Do Passado

Numa viagem pelas memórias, os idosos da Santa Casa da Misericórdia da Madalena recordaram a sua juventude e os seus tempos de escola, partilhando histórias e revivendo emoções.

Quase duas dezenas de idosos da Santa Casa da Misericórdia participaram, esta quinta-feira, em mais uma sessão do projeto 'Histórias sem Idade', promovido pela Biblioteca Municipal da Madalena.

Nesta quinta sessão, os seniores regressaram aos tempos de escola, relembrando alguns objetos da sua meninice, como a carteira, a ardósia e alguns manuais escolares que trouxeram à memória lições de outrora.

Os livros "Lili", de José Armando de Sousa, "A Cartilha Maternal", de João de Deus, entre outros, levaram os idosos às salas de aula do século passado, onde os símbolos de autoridade, do Estado e da Igreja eram presença constante, e o respeito e a disciplina imperativos, escrupulosamente cumpridos, sob pena de castigos tão diversos como as orelhas de burro, a palmatória e a régua de madeira.

Recordando as brincadeiras no recreio, ao pião e à macaca, e o hino nacional, entoado todos os dias, antes de cada lição, os gerontes refletiram sobre a educação de ontem e a educação de hoje, os antagonismos entre o passado e o presente, entre a autoridade humilhante de outrora e o sistema mais permissivo de hoje, concluindo que as escolas são as pessoas e as memórias, que lhe dão vida.