Madalena Promove Igualdade de Género

A Câmara Municipal da Madalena e a Comissão Para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG) assinaram, esta quarta-feira, um protocolo de cooperação, que visa combater as disparidades de género e fomentar a coesão social no Município.

A cerimónia de assinatura, que contou com a presença de Fátima Duarte, Presidente da CIG, uma entidade tutelada pela Secretária de Estado dos Assuntos Parlamentares e da Igualdade, teve lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Para José António Soares, Presidente da Câmara Municipal da Madalena “urge pugnar pela alteração do paradigma vigente que replica o sistema de representações socialmente construído de acordo com o sexo, votando homens e mulheres a uma segregação paralisante, originando uma persistente reprodução de desigualdades de género”.

No Município da Madalena, o combate às disparidades de género passa pela criação de um Plano Municipal para a Igualdade, que o presidente da autarquia considera “prioritário”, pretendendo “que a radiografia social da autarquia e do concelho sejam iniciados o mais breve possível”.

Para a elaboração deste plano foi criado um grupo de trabalho, orientado pela Conselheira Local para a Igualdade, Lisa Melo, que irá acompanhar e dinamizar a implementação das medidas previstas nas estratégias locais de promoção da equidade, estabelecendo a ponte institucional entre o Município e a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género.

Os técnicos que compõem o grupo de trabalho receberam já formação, ministrada pela CIG, no Workshop Sobre Igualdade de Género, que decorreram esta segunda-feira, nos Paços do Concelho. Erradicar as assimetrias de género, eliminando os preconceitos sobre os papéis do homem e da mulher na comunidade e alterando o paradigma instalado são ambições desta autarquia, que continuará a envidar os seus melhores esforços visando uma melhor e mais fortalecida cidadania, que se exige paritária.

Madalena promove igualdade genero