A Herança Cultural Açoriana no Brasil em Conversas Literárias

A língua é a maior marca identitária de um povo. Unindo e diferenciando nações, este elo de ligação entre Portugal e o Brasil ganha contornos particulares, no sul do maior país da américa latina, onde a marca açoriana perdura na memória popular, imortalizando-se na genética cultural deste povo-irmão, numa ponte para a eternidade, que liga o Atlântico, num verdadeiro eterno elo fraterno.

A Biblioteca Municipal da Madalena realizou esta sexta-feira mais um encontro literário. A “Tradição Oral: Herança Açoriana no Sul do Brasil” deu mote à conversa que visou promover uma profícua partilha de conhecimentos sobre as marcas orais açorianas presentes na cultura regional rio-grandense.
Dando ênfase aos múltiplos exemplos que testemunham e compõe o mosaico da herança histórica do nosso povo, a sessão partiu de uma introdução teórica, passando pela partilha de casos concretos da açorianidade na cultura e na oralidade brasileira, através de expressões idiomáticas, lengalengas, adágios, histórias e cantigas de folclore.

Com a apresentação de Tereza Santos da Silva, professora da Universidade Federal de Santa Catarina, a sessão elevou a cultura e a memória de um povo que usou enfrentar o Atlântico, dando uma nova dimensão à máxima pessoana “a minha pátria é a língua portuguesa”, numa profícua permuta intercultural, fazendo do nosso idioma um elo inquebrável, a maior aliança de um povo, o verbo do futuro.