Maior Encontro de Tocadores de Viola da Terra no Pico Marca Arranque do "Cordas"

Dezenas de músicos responderam ao repto deixado pela organização e concentraram-se na Praça da Madalena, num evento que reuniu o maior número de tocadores de viola da terra de sempre, num hino à nossa cultura.

Dezenas de pessoas participaram este domingo no arranque do “Cordas”, um festival de música tradicional, promovido pela Câmara Municipal da Madalena e pela MiratecArts, que visa dinamizar a cultura artística do Concelho, dando particular destaque aos instrumentos de cordas e à viola da terra, instrumento musical açoriano único no mundo.

Levando a música e as artes picoenses além-fronteiras ao integrar-se no conceituado World Music Festivals, o arranque do evento contou com a presença do Grupo de Violas da Terra de São Jorge, a Casa da Música da Candelária e o luthier Raimundo Leonardes.

Ao longo da próxima semana, o “Cordas” promete conferir um novo dinamismo cultural à Vila da Madalena, com concertos, workshops, exposições e atividades didáticas, numa verdadeira cornucópia das artes, reforçando as nossas tradições.

O festival irá trazer ainda à Vila alguns dos mais reconhecidos artistas mundiais na área, nomeadamente Marta Pereira da Costa, a única mulher no Fado a tocar guitarra portuguesa, internacionalmente.

Para Marco Costa, vereador da Câmara Municipal da Madalena, o evento é fundamental para a promoção da cultura artística, que assume grande importância para a autarquia local que tem apostado de forma incontornável no seu incremento, seja através do Centro de Formação Artística (CFA), seja através do fomento e apoio de eventos e instituições locais, como a MiratecaArts, que teve como parceiro desde a sua criação, em 2012, o Município da Madalena, contribuindo de forma indelével para a promoção do Município além-fronteiras.

Por sua vez, Terry Costa, Diretor Artístico da MiratecArts, destacou que 50 por cento do programa do festival é composto por atividades pedagógicas, referindo que "Gostava de ver mais jovens, e em especial mulheres, a pegar na Viola da Terra, [pois] a viola merece, a nossa cultura está a pedir este arranque e desenvolvimento e a MiratecArts está aqui para incentivar e ajudar isso acontecer."