São Mateus Assina Protocolo de Geminação com Macinhata do Vouga

Num verdadeiro abraço fraterno, as Juntas de Freguesia comprometeram-se a desenvolver um vasto programa de intercâmbio social, etnográfico e económico para difusão recíproca da cultura de ambas as comunidades, intensificando os laços de amizade e cooperação, em prol do desenvolvimento pleno das localidades geminadas.

As freguesias de São Mateus e de Macinhata do Vouga (Concelho de Águeda) assinaram, quinta-feira, um acordo de geminação, com o intuito de criar relações e mecanismos protocolares, nas mais diversas áreas.

Alicerçando-se nas afinidades já existentes, geradoras de uma profunda amizade entre as comunidades, a assinatura do protocolo veio assim reforçar a solidariedade entre as autarquias locais, numa profícua relação de cooperação, que irá beneficiar o desenvolvimento pleno de ambas as freguesias.

“Efetivamente, a assinatura deste protocolo preconiza a realização de todo um programa de permuta cultural, social e económica, que irá potenciar o intercâmbio e a fusão cultural e social, fomentando as nossas tradições etnográficas, através do encontro de munícipes de ambos os Concelho, designadamente através das suas associações cívicas, sociais, culturais desportivas e económicas”, afirmou Mário Silva, Presidente da Junta de Freguesia de São Mateus.

Por sua vez, Pedro Marques, Presidente da Junta de Macinhata do Vouga, referiu que este processo foi trabalhado, ao longo dos últimos dois anos, culminando agora na assinatura do protocolo e realização do primeiro intercâmbio entre os grupos folclóricos de ambas as freguesias, com a vinda do Grupo de Macinhata do Vouga ao Pico, realizando-se em agosto a deslocação do Grupo Ilha Morena à freguesia aguedense.

Ciente de que num mundo global, as autarquias locais surgem como atores transnacionais, dando através da cooperação resposta a um mundo cada vez mais competitivo, a Junta de São Mateus considera fulcral a assinatura de acordos como este, que conferem cada vez mais visibilidade à freguesia.