Município da Madalena Inaugura Estátua de Gilberto Mariano

Monumento concebido pelo escultor Rui Goulart visa enaltecer esta que é, por excelência, umas das mais ilustres figuras da nossa terra, pretendendo assim a autarquia eternizar no tempo a memória deste grande madalenense.

O Município da Madalena inaugurou, esta terça-feira, a Estátua de Gilberto Mariano da Silva, que será simbolicamente colocada entre a Gare Marítima e o Porto Velho.

Com o intuito de homenagear este grande filho da nossa Terra, a Câmara Municipal abraçou de imediato este projeto, iniciado por Albino Garcia, que com a abertura de uma subscrição pública para angariação de fundos, adquiriu 5 mil euros, tendo posteriormente o processo sido transferido para a tutela do Município, que assumiu a conclusão do monumento, num montante de 18.500€, pagos integralmente pela autarquia.

José António Soares, Presidente da Câmara Municipal da Madalena, enalteceu “simplicidade, a determinação e sobretudo a enorme generosidade” de Gilberto Mariano da Silva, afirmando que “O tio Gilberto partiu cedo demais, a 11 de maio de 1991, deixando um vazio no Canal, que hoje tentamos preencher, eternizando a sua generosidade, perpetuando-o na memória coletiva.”

Por sua vez, Albino Garcia teceu rasgados elogios ao homenageado, agradecendo profundamente ao Município, “sem o qual não seria possível fazer esta homenagem a Gilberto das Lanchas”, acrescentando que a autarquia, e muito em particular o seu líder, “não descorou as suas responsabilidades, reconhecendo com este gesto a gratidão do povo a Gilberto Mariano”.

Também Vasco Cordeiro, Presidente do Governo Regional dos Açores, saudou o Município da Madalena e a comissão, que deu início a todo o processo, homenageando assim este grande madalenense “pelo que representou para tantos”.