Madalena Assinalou Dia Mundial da Atividade Física

Caças ao tesouros, convívios de futebol, atividades gratuitas no ginásio e ainda uma vigorosa caminhada e rastreios de saúde foram apenas algumas das muitas atividades promovidas pelo Município, com o intuito de combater o sedentarismo e promover um estilo de vida saudável.

A Câmara Municipal assinalou, no dia 6 de abril, o Dia Mundial da Atividade Física, com um vasto programa desportivo repleto de diversas atividades, que contou com a participação de largas dezenas de pessoas.

Com o intuito de combater o sedentarismo, crucial na prevenção de doenças cardiovasculares, principal causa de morbilidade e mortalidade em Portugal, o programa foi adaptado aos diferentes públicos participantes, com um open day no Corpus Seven, masterclass de Zumba, no Fit Up, um convívio de futebol, no Estádio da Madalena e ainda uma caminhada, pelas idílicas paisagem da cultura da vinha da Ilha do Pico.

A par destas atividades, foi também realizada uma caça ao tesouro, numa prova de geocaching, que levou os participantes a explorar a Vila da Madalena, em divertidos passeios, aliando o desporto ao lazer.

Conjugando a vertente desportiva à promoção da saúde, uma equipa de enfermeiros da Unidade de Saúde da Ilha do Pico realizou, de forma completamente gratuita, rastreios de saúde, junto à Câmara Municipal, alertando a comunidade para os riscos inerentes a algumas doenças crónicas e fomentando hábitos de vida mais saudáveis.

A promoção de um estilo de vida ativo e a luta contra sedentarismo, considerado já a doença do próximo milénio, são os baluartes das políticas públicas de promoção desportiva da Câmara Municipal da Madalena, que tem vindo a envidar os seus melhores esforços no fomento de hábitos quotidianos saudáveis.