Madalena Pré-Finalista do Concurso 7 Maravilhas à Mesa

O sabor autêntico da gastronomia local, harmonizado com os melhores vinhos brancos e licorosos da Madalena conquistou os jurados do concurso, colocando o Município entre as 49 pré-finalistas, projetando, assim, o nosso riquíssimo património gastronómico além-fronteiras.

A Madalena é pré-finalista do concurso 7 Maravilhas à Mesa, tendo os patrimónios apresentados pelo Município, reunido o consenso dos jurados e se destacado entre as 182 candidaturas submetidas, contemplando cada uma sete patrimónios de três categorias: Gastronomia (categoria 1); Vinhos e Azeites (categoria 2); e Roteiro Turístico (categoria 3).

Considerada uma das melhores de todo o país, a Mesa da Madalena, Capital dos Açores da Vinha e do Vinho apresentada pelo Município, deu destaque aos mais genuínos sabores do Concelho, com diversos pratos e ingredientes caraterísticos, nomeadamente Marisco na Pedra, com os melhores mariscos do mar dos Açores, (petiscos), Caldo de Peixe à Pico (peixe e mariscos), Lombinho de Novilho com Queijo do Pico e Alecrim, confecionado com carne dos Açores IGP, (carne e caça) e o Queijo Alfredo (queijos).

A acompanhar estas iguarias, o Município selecionou um dos mais conceituados brancos do Pico, o Curral Atlantis, de 2015, com Terrantez do Pico, Arinto dos Açores e Verdelho, escolhendo ainda entre as múltiplas opções da categoria 2, os vinhos licorosos, tão emblemáticos no Concelho, com o Lajido Fine Old Reserve (Medium-Dry), de 2004, DOP, da Picowines.

Na categoria 3, roteiros turísticos, a escolha recaiu, incontornavelmente, para a Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico, aclamada, em 2004, património da Humanidade, pela Unesco.

Com o intuito de envolver toda a comunidade na valorização do nosso riquíssimo património gastronómico, a candidatura do Município da Madalena tem como parceiros os restaurantes O Ancoradouro, O Arruda, A Parisiana, a tasca O Petisca e o Caffe 5, tendo todos participado, conjuntamente, na preparação da mesa.

A 16 de setembro serão conhecidas as 7 Maravilhas à Mesa, podendo a Madalena juntar aos inúmeros títulos já conquistados neste concurso, mais um, com os seus sabores únicos.

Está nas nossas mãos! Unidos, pela Madalena!