Município da Madalena Participa Em Debate Sobre Gestão de Resíduos

O Município da Madalena participou, esta segunda-feira, no debate "Estado da Arte Local Sobre Gestão dos Resíduos Urbanos”, na Horta, integrado no vasto programa dos Encontros Filosóficos, promovidos pela Escola Secundária Manuel de Arriaga.

Enaltecendo a pertinência do debate, Mário Silva, vereador da Câmara Municipal da Madalena, salientou que “urge sensibilizarmos a população para o real impacto da nossa ação sobre o Planeta e fomentarmos uma verdadeira cidadania ambiental, de forma a reduzirmos, eficazmente, a produção de resíduos.”

“Só no ano de 2016, em Portugal, foram depositados, em aterro, quase 5 milhões de toneladas de RSU, um valor que aumenta para mais de mil milhões de toneladas, se analisarmos à escala global, demonstrando que a produção de resíduos aumentou, nos últimos 30 anos, três vezes mais rápido que a população do mundo”, exemplificou o autarca, frisando que “não há Planeta para tanto lixo!” e que a seguir este rumo, “a civilização corre o risco de sufocar no próprio lixo.”

Perante uma vasta audiência, onde se incluíam alguns presidentes de junta do concelho da Madalena, também convidados a participar, Mário Silva salientou ainda o árduo trabalho da autarquia neste domínio, referindo que é “um dos municípios do país com melhor rácio de ecopontos por habitante, 1 contentor por 80 munícipes, um valor muito superior à média”, terminando com um alerta, ao parafrasear um dos mais conhecidos slogans de sempre “sete mil milhões de sonhos. Um só Planeta. Consumam com moderação”.