CPCJ Promove Caminhada Contra os Maus Tratos Na Infância

Alertar para a necessidade premente de combater este crescente flagelo, que anualmente vitima milhares de crianças no nosso país é o objetivo capital da iniciativa, realizada no âmbito da campanha Laço Azul.

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens da Madalena vai realizar no dia 25 de abril uma caminhada contra os maus tratos na infância, que terminará no Largo Cardeal Costa Nunes, onde os participantes realizarão um laço humano gigante, num gesto simbólico, alertando para a necessidade urgente de combater este grave flagelo.

A iniciativa, realizada no âmbito da campanha nacional Laço Azul, à qual a CPCJ se associou, irá percorrer toda a Vila da Madalena, sendo distribuídas pelos participantes uma T-shirt, uma barrita energética e água.

A par destas atividades, no final da caminhada irão ainda atuar as alunas do Clube de Dança da Escola Cardeal Costa Nunes, apresentando a coreografia “Ser Criança”.

A Campanha Laço Azul (Blue Ribbon) nasceu em 1989, quando Bonnie W. Finney, uma avó atenta e preocupada, amarrou uma fita azul à antena do seu carro. A trágica história de maus tratos aos seus netos – um deles mortalmente espancado - levou Bonnie a alertar a comunidade para este flagelo da sociedade atual, utilizando o laço de cor azul como metáfora aos corpos espancados e nódoas negras resultantes das agressões. 

Promover os direitos das crianças e dos jovens e prevenir ou pôr termo a situações suscetíveis de afetar a sua segurança e desenvolvimento integral são os objetivos capitais da CPCJ da Madalena, que se associa a esta campanha, como forma de dar visibilidade a um problema crescente no seio da nossa comunidade.