Madalena Assinala Dia Mundial do Livro Com Mostra Bibliográfica de Tomás da Rosa

O Município da Madalena vai assinalar, a 23 de abril, o Dia Mundial do Livro, com a inauguração da Mostra Bibliográfica de Tomás da Rosa, na Biblioteca Municipal, pelas 11h00.

As obras literárias, artigos de jornal e textos variados da autoria do escritor picoense, cedidos pela filha à autarquia, estarão patentes ao público até 11 de maio, homenageando aquele que é considerado, por muitos, como um dos homens mais eruditos da cultura açoriana.

A par dos seus escritos, integram ainda a mostra outras obras e recortes de diversos autores, recolhidos por Tomás da Rosa e que constavam da vasta biblioteca do escritor, estando incluídos no valiosíssimo e exclusivo espólio doado à edilidade madalenense, com múltiplos artigos sobre a ilha do Pico.

Latinista nato, Tomás da Rosa foi professor e vice-reitor do Liceu da Horta. “Um Homem de vastíssima cultura, de extraordinária inteligência e de prodigiosa memória, frontal e corajoso, Tomás da Rosa era igual a si próprio. O seu pensamento humanista, a sua integridade moral e a sua agudeza de espírito fizeram dele um homem respeitado por todos”, refere mesmo Vitor Rui Dores.

Ao longo dos anos, Tomás da Rosa deu à estampa diversas obras, como “As Éclogas de Henrique Caiado”, “Miragem do Tempo”, “O Infante D. Henrique e a Missão Civilizadora de Portugal”, entre outras que poderá encontrar, em exposição na Biblioteca da Madalena.

O fomento da cultura, a aposta na dinamização do livro e de políticas de promoção da leitura, bem como de divulgação de grandes vultos da literatura açoriana assumem-se como pedras basilares das políticas culturais do Município da Madalena, que com esta mostra pretende não só homenagear este grande vulto da cultura açoriana, bem como incrementar hábitos de leitura.