Vinte Dois Formandos Concluíram Curso de Português Para Estrangeiros

Visando promover a integração plena dos imigrantes residentes no Pico, facultando-lhes uma importante ferramenta para a sua valorização pessoal e profissional, a autarquia realizou uma formação certificada pela Secretaria Regional da Educação, cuja aprovação final permitiu aos estrangeiros cumprir com as exigências legais para a aquisição de nacionalidade portuguesa e concessão de visto de residência.

O Presidente da Câmara Municipal da Madalena entregou, esta quinta-feira, os Diplomas de conclusão do Curso de Língua Portuguesa para Estrangeiros a 22 imigrantes a residir na Ilha do Pico.

A formação, ministrada por Gilberta Pereira, teve uma duração de 150 horas, contemplando duas turmas, uma em regime laboral outra em pós-laboral, por forma a dar uma maior flexibilidade aos participantes, de acordo com as suas necessidades pessoais/ profissionais.

O curso, de nível A1 e A2, resultante de uma parceria com Direção Regional das Comunidades, pretendeu dar a oportunidade a todos os cidadãos estrangeiros de aprender português, conhecer melhor Portugal e a sua cultura, chegando a públicos-alvo que de outro modo estariam impossibilitados de o fazer.

Na cerimónia de entrega dos diplomas, José António Soares, Presidente da Câmara Municipal da Madalena, saudou os finalistas, salientando que eram todos muito bem-vindos ao Concelho.

Por sua vez, Gilberta Pereira agradeceu o incansável esforço da autarquia na realização deste curso, mencionando que só graças ao empenho do Município foi possível incluir duas turmas nesta importantíssima formação.