Ilha do Pico é a mais envelhecida dos Açores

O concelho da Madalena é, demograficamente, o mais jovem da Ilha, contabilizando 126 idosos por cada 100 jovens.

A Ilha do Pico é a que possui o mais elevado índice de envelhecimento de toda a região dos Açores. Efetivamente, por cada 100 jovens existem 144 idosos, um valor superior à média nacional, que se situa nos 128 por cento. Ciente desta realidade e com efetivas preocupações no que concerne ao desenvolvimento em larga escala de políticas públicas na esfera do envelhecimento ativo e na proteção social aos mais velhos do Município, a Câmara da Madalena organizou, na terça-feira, o Fórum Envelhecimento, Demografia e Família, com o fito de contribuir para uma proficiente discussão sobre esta temática, que constitui um dos principais problemas da sociedade contemporânea.

A par da demografia, o papel da família, enquanto cuidador principal, foi outro dos temas em destaque neste debate que contou com a presença de ilustres convidados de diversos pontos do país. Neste âmbito, Sandro Jorge, Diretor Técnico da Optimus Senium, apresentou um estudo relativo à realidade picoense e faialense, escortinando o perfil do cuidador do idoso dependente e a difícil harmonia em conciliar esta realidade com as exigências laborais e sociais.

Presente no Futuro: O Alerta Demográfico

O elevado número de idosos e a inequívoca tendência para o seu aumento foi uma das questões abordadas, por Gilberta Rocha. A docente da Universidade dos Açores alertou para a pungente necessidade de adoção de políticas capazes de apoiar os mais velhos do Município e inverter esta preocupante tendência demográfica. A investigadora alertou ainda para o fato de em 2030, o número de cidadãos açorianos com mais de 75 anos poder ultrapassar os 20 mil.

Mundo Rural – O Elixir da Juventude?

As vicissitudes do ambiente rural para os mais velhos foi outro dos temas em debate. Maria Manuela Martins, docente da Escola de Enfermagem do Porto, salientou os efeitos benéficos que o campo tem para a população sénior, referindo ainda a pungente necessidade de manter a autonomia da pessoa idosa, mesmo em situações de dependência, por forma a contribuir para um envelhecimento bem-sucedido. 

O envelhecimento comporta desafios multidimensionais que requerem olhares e lentes multidisciplinares, tendo sido objetivo capital deste Fórum contribuir para o debate e reflexão, conducentes a uma melhor intervenção junto dos mais velhos. Esta é uma preocupação efetiva do Município que tem vindo a mobilizar todo o esforço e dedicação em prol da superação dos seus problemas mais emergentes dos seniores madalenenses, apostando em políticas de apoio aos mais velhos, por forma a maximizar o seu papel capital na sociedade madalenense.