Recicle Ideias, Preserve o Planeta

E se o seu garrafão de lixívia se transformasse num candeeiro? Ou os sacos de plástico numa caixa de arrumação? Pode parecer surreal, mas foi exatamente o que aconteceu, esta quarta-feira, no Workshop de Reutilização Criativa, promovido pelo Município da Madalena com o intuito de reduzir a nossa pegada ecológica, alertando para o grave problema dos plásticos e microplásticos, que a cada dia matam milhões de animais em todo o Planeta e asfixiam os oceanos.

O incentivo à reutilização e redução de plásticos deu, esta quarta-feira, mote a um serão diferente. Cerca de 15 participantes do Workshop de Reutilização Criativa colocaram mãos à obra e de embalagens velhas criaram a sua nova decoração de natal deste ano.

As garrafas de sumo transformaram-se em lindas estrelas e bolas de natal e as caricas em bonitos ímanes para o frigorífico. Dando uma nova vida aos resíduos, Ana Casals ensinou os presentes a fazer da reutilização uma ferramenta quotidiana, que através do engenho e da arte, transforma o lixo de hoje no luxo do futuro.

Presente neste evento dinamizado no âmbito da Semana dos Resíduos, Mário Silva, vereador da autarquia madalenense entregou a todos os presentes um kit ecológico, composto por uma lancheira, talheres, um saco reutilizável e ainda um copo, produzidos integralmente com materiais orgânicos, incentivando-os a continuar a piscar o olho a atitudes mais ecológicas e a gestos que respeitam a natureza e pensam no bem do ambiente.