Festas do Espírito Santo e Chamarrita Nomeadas Para as 7 Maravilhas da Cultura Popular

Visando promover e valorizar as nossas mais genuínas tradições, o Município da Madalena candidatou, no início de março, estes admiráveis patrimónios da cultura picarota.

As Festas do Espírito Santo do Pico e a Chamarrita estão, oficialmente, nomeadas para as 7 Maravilhas da Cultura Portuguesa.

A festividade típica da região, com particularidades únicas na Ilha Montanha, foi nomeada para a segunda fase do concurso na categoria de “Festas e Feiras”, tendo por sua vez, a Chamarrita sido selecionada na categoria de “Músicas e Danças”.

A próxima fase do concurso será em maio, com a seleção dos sete finalistas de cada região ou distrito, que serão escolhidos por um painel de especialistas, num total de 140 patrimónios nacionais, que em julho e agosto serão apresentados a todo o país, nas Gala semanais a realizar na RTP-1 para votação pública, conferindo uma visibilidade sem precedentes aos nossos ex-líbris culturais.

Representando a genuína essência do nosso povo, estes dois patrimónios apresentados pelo Município da Madalena, exprimem a verdadeira identidade picarota, a fé e as nossas mais intrínsecas tradições, num hino ao nosso povo.