Comissão de Proteção de Crianças e Jovens da Madalena Alerta Para Maus-Tratos na Infância

Dado o atual contexto de pandemia, e de forma a salvaguardar a saúde pública, a instituição não irá promover eventos presenciais, tendo optado por ações de sensibilização alternativas para alertar a comunidade para este flagelo, que anualmente vitima dezenas de crianças no nosso país.

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens da Madalena associou-se à campanha nacional que assinala abril como o “Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância”, através da Campanha Laço Azul.

Optando por ações não-presenciais, a CPCJ irá distribuir sacos reutilizáveis com mensagens relativas à temática, pela população, colocando ainda um laço azul gigante alusivo à campanha fora da sede e no centro da Vila.

Com o mesmo intuito, mas recorrendo às novas tecnologias, a Comissão pretende, em simultâneo, dinamizar uma campanha no universo digital, procedendo à publicação diária de mensagens no Facebook da instituição.

A Campanha Laço Azul (Blue Ribbon) nasceu em 1989, quando Bonnie W. Finney, uma avó atenta e preocupada, amarrou uma fita azul à antena do seu carro. A trágica história de maus tratos aos seus netos – um deles mortalmente espancado - levou Bonnie a alertar a comunidade para este flagelo da sociedade atual, utilizando o laço de cor azul como metáfora aos corpos espancados e nódoas negras resultantes das agressões. 

Promover os direitos das crianças e dos jovens e prevenir ou pôr termo a situações suscetíveis de afetar a sua segurança e desenvolvimento integral são os objetivos capitais da CPCJ da Madalena, que se associa a esta campanha como forma de dar visibilidade a este problema crescente no seio da nossa comunidade.