Madalena Avança Com Instalação de Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes

Com mais de 200 imigrantes a residir no Concelho, o Município tem apostado em políticas públicas de apoio à integração, dando agora mais um importante passo em prol do diálogo intercultural, num abraço fraterno entre povos.

O Presidente da Câmara Municipal da Madalena reuniu, sexta-feira, com o Diretor Regional das Comunidades, tendo o encontro se destinado a lançar as bases para a criação de um Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM), no Concelho.

A audiência, que teve lugar nos Paços do Concelho, contou ainda com a presença da Presidente da AIPA - Associação dos Imigrantes nos Açores, Cristina Borges, e do Vice-Presidente, Leoter Viegas, de forma a definir os pormenores relativos à abertura deste serviço de atendimento, informação e acolhimento de imigrantes, contribuindo para a promoção dos seus direitos.

Disponibilizando de imediato todo o apoio, o edil madalenense prontificou-se a ceder um espaço para a instalação do CLAIM e os meios logísticos e técnicos necessários, mostrando-se visivelmente satisfeito com a abertura desta valência no Concelho que permitirá ajudar os nossos imigrantes em situações de legalização de residência, emprego, equivalência de habilitações literárias, reconhecimento de diplomas, e, pontualmente, em articulação com as entidades locais, nas situações de emergência social.

Todos os contributos para a integração social dos cidadãos imigrantes na sociedade açoriana são importantes. Somos, também nós, um povo de emigrantes. É fundamental promover a dignificação e igualdade de oportunidades, direitos e deveres junto destas comunidades, reforçando os laços de amizade e solidariedade entre todos”, defendeu o autarca.