Comissão de Proteção de Crianças e Jovens da Madalena Promoveu Encontro

A alienação parental, as suas nefastas consequências e os maus-tratos infanto-juvenis foram alguns dos temas em debate no encontro, que contou com a presença de alguns dos mais reconhecidos especialistas na área, como o Professor Catedrático jubilado, Pinto da Costa.

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens da Madalena promoveu o seu sexto encontro, no dia dois de maio, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. “Educar, Responsabilizar o Hoje e o Amanhã” deu mote ao evento, que reuniu alguns dos mais notáveis peritos do país na matéria.

Pinto da Costa, reconhecido médico legista e professor catedrático, e Patrícia Mendes, da Associação Portuguesa para a Igualdade Parental e Direitos dos Filhos, foram os palestrantes, tendo abordado algumas das principais problemáticas infanto-juvenis, como a alienação parental e as suas nefastas consequências, os maus-tratos e os riscos e dependências mais frequentes nesta faixa etária

Pautando-se por uma abordagem multidisciplinar, o encontro visou sensibilizar os técnicos e a população em geral para a necessidade premente de promover os direitos dos mais jovens, como forma de prevenir comportamentos de risco, que possam condicionar o seu futuro e hipotecar o de toda a sociedade.

A par das intervenções, foi ainda apresentado o livro “Pai, Vem me Ver…”, da autoria de Nuno Vilaranda e Patrícia Mendes, que retrata de forma crua a história real de um pai e dos seus filhos, que caminham pelos sinuosos e trágicos degraus da alienação parental.

Com o fito de fomentar os direitos das crianças, pugnando sempre pelo seu superior interesse, esta foi mais uma magna iniciativa da CPCJ da Madalena, em prol dos mais jovens do município, o sustentáculo de um concelho de olhos postos no futuro.