Autarquia da Madalena Promove Direito dos Imigrantes

A Câmara Municipal da Madalena promoveu um ciclo de formações, tertúlias e atividades culturais, que visaram dinamizar a vida da comunidade imigrante da Madalena, ao longo da última semana.

Adriano Reis, ator e formador cabo-verdiano residente em Portugal, visitou todas as pré-escolas do concelho, dando a conhecer aos mais novos, a identidade cultural de Cabo Verde, através da dramatização de um conto do escritor Luís Varela, numa mágica viagem por cada uma das ilhas deste arquipélago africano.

A par das visitas às pré-escolas, o ator deu ainda a formação “Os Direitos dos Imigrantes”, que incidiu sobre diversas temáticas em torno da lei imigrante, do acesso à saúde, entre vários outros assuntos cruciais para uma cidadania inclusiva por parte desta comunidade.

O ciclo de formações culminou com a tertúlia “O Diálogo Intercultural”, onde se debateu e partilhou as vivências individuais de uma comunidade com a saudade presa ao peito atada por um fio de memórias e recordações de uma terra simultaneamente distante e tão próxima.

Para além destas atividades, Adriano Reis, acompanhado por Susana Moura, marcou também presença na Biblioteca Municipal, no sábado, pelas 14h30, tendo dado vida a contos de Cabo Verde, que fizeram as delícias desta comunidade.

Promover o pleno acesso aos direitos sociais por parte da comunidade imigrante residente na Madalena foi o objetivo capital desta iniciativa, realizada no âmbito do projeto “Mais Diversidade, Melhor Humanidade”, da Direção Regional das Comunidades, em parceria com a autarquia da Madalena, que ao longo dos últimos anos tem fomentado uma profícua relação com a comunidade imigrante, tendo no ano passado assinado um acordo de geminação com o Município de Porto Novo, com o fito de promover a cooperação intermunicipal transnacional.

+ diversidade