Primeiro-Ministro Visita a Madalena

Passos Coelho foi recebido na Câmara Municipal, numa cerimónia que contou com a presença de diversas forças vivas do Concelho.

O Primeiro-Ministro português, Pedro Passos Coelho, esteve esta terça-feira, em visita oficial à Madalena. O líder do Governo foi recebido à chegada por diversas forças vivas do Concelho, assistindo à atuação no Porto da Madalena, da Filarmónica União e Progresso Madalense.

Passos Coelho foi recebido na Câmara Municipal, numa cerimónia que teve lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho, precedida por uma breve atuação do Grupo Folclórico da Candelária.

“É-me sumamente grato receber a sua visita neste Município, que desde 1991 – há quase 25 anos – não recebia honras de visita de um Primeiro-Ministro. É, portanto, com enorme satisfação que o saúdo e lhe dou as boas-vindas à Madalena do Pico”, saudou José António Soares, Presidente da Câmara Municipal.

Na sua intervenção o líder da autarquia madalense considerou “imperioso” apostar em políticas públicas que favoreçam a fixação de jovens, como forma de lutar contra o envelhecimento da população e o despovoamento da Ilha, e reforçar as ligações aéreas com o exterior.

“Somos a insularidade dentro da insularidade. A dimensão arquipelágica e as suas idiossincrasias deveriam reforçar a nossa autonomia, não enfraquece-la. É primordial reverter esta realidade”, referiu.

Pedro Passos Coelho reconheceu que é urgente adoptar políticas que invertam a tendência do declínio demográfico e favoreçam a fixação de jovens, acrescentando que o Orçamento de Estado para 2015 irá introduzir o quociente familiar que permitirá iniciar o processo de desagravamento fiscal para as famílias mais numerosas.

Passos Coelho terminou a sua intervenção asseverando ser a favor do exercício da política "com muito amor", acrescentando que “precisamos de pôr muito amor naquilo que fazemos, para que a política se torne alguma coisa mais tangível e humana do que muitas vezes parece ser".

Ao longo da sua breve estadia na Ilha do Pico, o líder do Governo português visitou ainda a Paisagem Protegida da Vinha, classificada pela Unesco, o Museu do Vinho e a Cooperativa Vitivinícola da Ilha do Pico.

Primeiro ministro na madalena