Câmara da Madalena Adere ao Programa Mentores para Imigrantes

Procura de emprego e habitação, promoção da saúde e empreendedorismo são algumas das diversas áreas em que a autarquia prestará apoio através do programa.

A Câmara Municipal da Madalena e o Alto Comissariado para as Migrações assinaram um protocolo, que visa implementar o programa Mentores para Imigrantes, respondendo desta forma à necessidade premente de promoção do acolhimento e integração dos imigrantes com base no voluntariado e na responsabilidade social.

O programa funciona a partir de uma plataforma informática nacional online, onde os interessados deveram inscrever-se, sendo a gestão dos mesmos feita pelo Município da área de residência dos mentorados e mentores inscritos.

A partir de um primeiro contacto online, será realizado um encontro entre o mentor e o imigrante estabelecendo-se um plano de atuação de acordo com as necessidades evocadas, fomentando-se, desta feita, um troca de experiência, entreajuda e apoio entre cidadãos portugueses e estrangeiros, voluntária e sob total anonimato.

Promover o pleno acesso aos direitos sociais por parte da comunidade imigrante local é capital para a autarquia da Madalena que ao longo dos últimos anos tem fomentado uma profícua relação com a comunidade imigrante, tendo no ano passado assinado um acordo de geminação com o Município de Porto Novo, com o fito de promover a cooperação intermunicipal transnacional.

Os interessados podem inscrever-se através da plataforma informática do Programa de Mentores para Imigrantes - http://mentores.acm.gov.pt