Câmara da Madalena Promove Sessões de Sensibilização Sobre Segurança na Internet

Roubo de identidade, cyberbulling, publicidade enganosa e vírus são apenas alguns dos muitos perigos encobertos nas malhas, por vezes sinuosas, das redes digitais. Alertar para estes riscos e relembrar que “nós somos o melhor anti-vírus do nosso computador” foi o objetivo da sessão dinamizada pela autarquia.

A Câmara Municipal da Madalena promoveu sessões de sensibilização sobre Internet Segura, esta segunda-feira, destinadas a dois dos públicos virtuais mais vulneráveis a ciberataques, os jovens e os seniores do Concelho.

A atividade que resultou de uma parceria com a “SeguraNet”, entidade coordenada pelo Ministério da Educação, visou alertar os utilizadores para alguns dos maiores riscos da esfera digital, como o cyberbulling e as consequências dos comportamentos online imprudentes.

O maior perigo é não usarmos as tecnologias”, concluiu Maria José Loureiro, docente da Universidade de Aveiro, considerando que apesar dos riscos - minimizáveis com a adoção de um comportamento virtual ponderado - a utilização das tecnologias que hoje estão ao nosso dispor, é imprescindível.

A  promoção de uma utilização segura da Internet e a consciencialização da sociedade para os riscos associados ao mundo digital é crucial para minimizar os potenciais perigos que podem advir do uso das tecnologias da informação e da comunicação, sendo uma preocupação do Município da Madalena formar e informar os munícipes para um uso crítico desta ferramental capital na sociedade do conhecimento.