Madalena Recebeu Conferência de Turismo Acessível

Iniciativa visou alertar para a importância da acessibilidade como um elemento crucial na projeção de políticas de turismo sustentável, promovendo uma oferta turística inclusiva e adaptada às necessidades de pessoas com deficiência, um nicho de mercado com um potencial inesgotável.

A Câmara Municipal da Madalena acolheu esta quinta-feira a conferência “Turismo Acessível na Ilha do Pico: oportunidades e desafios”, promovida pela Access Azores - Associação Regional para a Promoção do Turismo Acessível.

Visando sensibilizar para a relevância do fator acessibilidade, um elemento crucial na projeção de políticas de turismo sustentável e, indubitavelmente, um imperativo dos direitos humanos, a conferência, cuja sessão de abertura foi proferida por Marco Costa, vereador da Câmara Municipal da Madalena, contou com a presença de Tiago Valente, presidente da Access Azores, José Silva, da Natur Factor, Marla Pinheiro, da Transmaçor e de Vasco Vieira, da Associação Comercial e Industrial da Ilha do Pico (ACIP).

Para Tiago Valente é crucial “alertar, sensibilizar as pessoas para esta problemática, pois o turismo acessível é um direito que assiste a todos”, acrescentando que “nenhuma Vila, nenhuma cidade açoriana está preparada para receber turismo acessível na sua ampla designação”.

Acreditamos no potencial das ilhas do triângulo na afirmação de um turismo acessível, não como produto estratégico, porque esse será sempre o turismo de natureza, mas como um produto complementar na oferta turística a nível regional e nacional”, concluiu o Presidente da Access Azores.

Já Marco Costa, vereador da Câmara da Madalena, considerou importante apostar no Turismo Acessível como meio de combate à sazonalidade, criando um produto único e diferenciador no contexto açoriano.

O incremento do turismo, através da valorização das várias atividades a montante ou jusante deste setor, é crucial para a valorização e promoção da nossa identidade e das potencialidades da Madalena, assumindo-se de suprema importância para esta autarquia.