Portugal, Estados Unidos e Canadá Participam em Exercício de Busca e Salvamento no Pico

A Ilha do Pico foi um dos palcos escolhidos para a realização do Exercício Avançado de Busca e Salvamento, Asarex15, que terá lugar nos dias 6, 7 e 8 de maio, empenhando meios da Força Aérea Portuguesa, Armada Portuguesa, Autoridade Marítima Nacional, Serviço Regional da Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, Força Aérea Americana (United States Air Force), Força Aérea Canadiana (Royal Canadian Air Force) e a Guarda Costeira dos Estados Unidos da América (United States Cost Guard).

No âmbito do exercício, que irá decorrer na montanha do Pico, assistir-se-á a um incremento das movimentações de aeronaves e elementos no terreno, em ações de busca e salvamento, as quais envolvem o lançamento de paraquedistas, movimentação de viaturas de assistência e socorro e voos em áreas onde os mesmos normalmente não têm lugar.

Portugal possui uma das maiores zonas de busca e salvamento do mundo, com uma área total de 4. 926. 350 km2, o equivalente a 63 vezes o território nacional, tendo no ano passado a Força Aérea e Marinha Portuguesas, as entidades responsáveis por estas ações, salvo 40 vidas, num total de 156 missões conjuntas.