Madalena Recebeu XIII Jornadas das Escolas Profissionais do Triângulo

"O ensino profissional numa Europa mais unida” deu mote ao evento, que contou com a presença de diversos representantes de estabelecimentos de ensino profissional europeus.

A Madalena recebeu as XIII Jornadas das Escolas Profissionais do Triângulo, que reuniram alguns dos mais reconhecidos impulsionadores do ensino vocacional em Portugal, num profícuo debate de ideias, com a Europa no horizonte.

O encontro que proporcionou momentos de reflexão sobre o atual estado desta via de ensino no país contou ainda com a presença de diversos representantes de estabelecimentos de ensino profissional europeus, no âmbito do programa Leonardo da Vinci.

“É urgente adotar políticas públicas que viabilizem uma efetiva reestruturação do ensino profissional, de modo a adequar a formação às necessidades do mercado de trabalho e assim potenciar a empregabilidade dos jovens, promovendo-o como verdadeira alternativa às vias do ensino regular”, defendeu José António Soares, presidente da Câmara Municipal da Madalena.

“É urgente reorganizar a rede educativa, combatendo a proliferação e duplicação da oferta formativa, geradora de uma fratricida competição entre o ensino regular e o vocacional, num total desrespeito pelo princípio da complementaridade e multidisciplinaridade, que deviam pautar o nosso sistema educativo, penalizando alunos, escolas e lesando toda a sociedade civil no seu âmago”, concluiu o autarca.