Câmara da Madalena é a Primeira dos Açores a Adotar Plano Municipal Para a Igualdade de Género

A Câmara Municipal da Madalena vai apresentar a 14 de setembro o seu Plano Municipal Para a Igualdade de Género, tornando-se a primeira autarquia dos Açores a adotar uma estratégia de combate às assimetrias de género.

O plano visa colmatar as necessidades e lacunas diagnosticadas na análise dos inquéritos aplicados aos trabalhadores da autarquia, propondo diversas medidas que permitam erradicar desigualdades entre homens e mulheres, identificados na radiografia social da cultura organizacional.

O plano entrará em vigor logo após a sua apresentação, estando já programado para os dias 15 e 16 a realização de um Workshop sobre Linguagem Inclusiva e Estratégias de Conciliação, ministrado pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG).

Depois de intervir no seio da estrutura organizacional, a autarquia da Madalena encontra-se a preparar a elaboração de um plano externo, procedendo de momento à análise social do concelho, com a aplicação de inquéritos em todas as freguesias.

Erradicar as disparidades de género, eliminando os preconceitos sobre os papéis do homem e da mulher e alterando o paradigma instalado são ambições desta autarquia, que continuará a envidar os seus melhores esforços visando uma melhor e mais fortalecida cidadania, que se exige paritária.