Madalena é o Primeiro Município dos Açores a Adotar Plano Para a Igualdade de Género

Fomentar a divulgação de conteúdos informativos inerentes à temática, promovendo um maior conhecimento sobre a igualdade de género entre os colaboradores do Município e adotar medidas que visem contribuir para uma melhor conciliação da vida profissional, familiar e pessoal são os objetivos estratégicos definidos pela autarquia.

A Câmara Municipal da Madalena apresentou esta segunda-feira o seu Plano Municipal Para a Igualdade de Género, tornando-se a primeira autarquia dos Açores a adotar uma estratégia de combate às assimetrias de género.

O plano pretende colmatar as necessidades e lacunas diagnosticadas na análise dos inquéritos aplicados aos colaboradores da autarquia, preconizando diversas medidas concretas, que permitam erradicar desigualdades entre homens e mulheres, identificados na radiografia social da cultura organizacional.

Esta não é uma meta para o futuro, é um imperativo para hoje, pois só numa comunidade que a iguais direitos some igual acesso aos mesmos poderemos atingir, de forma plena, as imagens de futuro de um Concelho pautado pela excelência democrática”, afirmou José António Soares, Presidente da Câmara Municipal da Madalena.

Por sua vez Lisa Melo, Conselheira Municipal para a Igualdade de Género, afirmou ter “esperança que com o colaboração de todos, o documento se assuma como um contributo para uma mudança efetiva no local de trabalho, uma vez que esta é a nossa segunda casa”.

Já Rosa Oliveira, da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, felicitou a Câmara da Madalena pelas boas práticas, afirmando ser um orgulho que mais um Município do país esteja sensibilizado para estas questões.

Depois de entrevir no seio da estrutura organizacional, a autarquia da Madalena encontra-se a preparar a elaboração de um plano externo, procedendo de momento à análise social do concelho, com a aplicação de inquéritos em todas as freguesias.

Erradicar as disparidades de género, eliminando os preconceitos sobre os papéis do homem e da mulher e alterando o paradigma instalado são ambições desta autarquia, que continuará a envidar os seus melhores esforços visando uma melhor e mais fortalecida cidadania, que se exige paritária.

Plano Municipal Para a Promoção da Igualdade de Género (1.19 MB)