Autarquia Inaugura Centro Para a Valorização das Atividades Tradicionais da Madalena

Aliando a promoção de uma das nossas mais intrínsecas tradições, ao ensino do folclore, o espaço devoluto reabilitado pela autarquia, servirá de infraestrutura de apoio ao Grupo Folclórico da Candelária, por excelência o mais antigo dos Açores, estando ainda preparado para acolher, a par dos ensaios, workshops e exposições, assumindo-se como um verdadeiro centro etnográfico do Concelho e da Ilha.

A Câmara Municipal da Madalena vai inaugurar esta sexta-feira, pelas 18h30, o Centro Para a Valorização das Atividades Tradicionais da Madalena.

A reabilitação do espaço, localizado na antiga escola do Monte, visa reforçar o apoio da autarquia à promoção da cultura tradicional, em particular do folclore, e simultaneamente requalificar uma infraestrutura abandonada, recolocando-a ao serviço da comunidade, da educação e da cultura.

O novo espaço dotado de duas salas polivalentes, uma copa e instalações sanitárias, servirá de apoio ao Grupo Folclórico da Candelária, permitindo ainda a realização de diversas atividades, nomeadamente workshops, exposições e atuações, num reforço efetivo do nosso património rural e cultural.

A par das obras de reabilitação e ampliação da antiga escola primária do Monte, o projeto co-financiado pelo programa Prorural da Adealiaçor em 80 por cento, engloba ainda a realização do Festival de Folclore da Ilha do Pico, num montante total de investimento de 89 mil euros.

A promoção do nosso património cultural é crucial para a Câmara Municipal da Madalena, que aliando este valor maior à requalificação de uma infraestrutura devoluta, colocando-a novamente ao serviço da comunidade, dota o Concelho de mais um espaço capital para a promoção das nossas tradições, em prol do enriquecimento cultural da Madalena e da Ilha.