We Love Madalena

Versão para impressão

Na última semana, todos os caminhos vieram dar à Madalena! Com um cartaz fortíssimo, as maiores festas concelhias atraíram milhares de pessoas à Ilha do Pico, para quatro dias de pura diversão, com as maiores estrelas musicais do país, celebrando as nossas tradições, as nossas gentes, naquele que é, por excelência, muito mais que um festival de verão, este ano com uma fortíssima componente ambiental.

De 19 a 22 do julho,  a Vila da Madalena foi palco de um dos maiores festivais de sempre, que trouxe ao Concelho visitantes dos quatro cantos do mundo, assumindo-se, assim, como um fortíssimo cartaz turístico, uma imagem de marca do Concelho e da Ilha.

Piruka, Expensive Soul, Anjos e GNR, Overule, Insert Coin, Blaya André N e Club Banditz animaram os festivaleiros até ao nascer do sol, com a melhor da música.

Mas as Festas da Madalena são, na verdade, muito mais que música. Do Palco Chamarrita, este ano com uma localização mais central e nobre, às marchas, tudo espelha a nossa cultura, a nossa identidade, também presente em mais uma edição da Feira do Vinho da Ilha do Pico.

O desporto também mereceu forte destaque na programação das festas. A organização presenteou os festivaleiros com grandes novidades, com a realização do primeiro torneio de Futebol de Praia e diversas aulas de grupo no Palco Saúde, repetindo as já consagradas provas de Triatlo e Voleibol de Praia.

Go Party! Go Green!

Lado a lado, com os mais conhecidos festivais de verão do país, como o Rock in Rio, o Nos Alive ou Vodafone Paredes de Coura, as Festas da Madalena ostentaram, este ano, o Sê-lo Verde, o mais importante prémio ambiental atribuído aos festivais portugueses.

Com o intuito de incentivar a adoção de práticas inovadoras e com impacto ambiental, o município implementou novas medidas, nomeadamente o uso de copos reutilizáveis, promovendo a reciclagem e reduzindo o consumo de plástico.

Outra grande novidade foi a venda de bilhetes eletrónicos, reduzindo fortemente os gastos de papel, e uma vigorosa aposta na educação ambiental, com a transmissão, em ecrã gigante, de vídeos promotores de boas práticas ambientais, antes dos concertos.

Menos visíveis, outras medidas foram ainda adotadas, como a colocação de cinzeiros móveis, distribuídos pelo Largo Cardeal Costa Nunes e pelo Patinódromo, bem como o reforço de contentores de recolha seletiva e ainda a aposta nas energias renováveis, sendo parcialmente, substituída a iluminação existente por luzes solares.