Casa do Povo de São Mateus

Logotipo: Casa do Povo de São Mateus
Descrição:

Fundada em 1972, a Casa do Povo de São Mateus do Pico tem vindo a cumprir, de forma exemplar, todos os objetivos para que foi criada.
Se olharmos os princípios que orientam qualquer instituição deste género, observamos que na sua base de atuação estão horizontes de desenvolvimento global da população que serve. A Casa do Povo de São Mateus do Pico nunca a isto fugiu. Criou e suporta grupos desportivos e culturais que animam e ocupam a população, numa saudável atividade que faz viver e enche de emoção todas as faixas etárias da pequena freguesia.
Muitas dificuldades se têm encontrado. Num meio pequeno os obstáculos apresentam-se sempre muito maiores. O isolamento custa a quebrar. Quando não são causas naturais, surgem outros grandes entraves a um desenvolvimento controlado, como o incêndio que ocorreu em 1993 e que danificou tudo o que a instituição e seus grupos possuíam. A recuperação, com algumas dificuldades, foi possível.
Apesar de tudo, o serviço de qualidade desta instituição mantém-se na freguesia e a Casa do Povo de São Mateus do Pico continua a ser o núcleo de desenvolvimento local, o espaço imprescindível para a concretização do projeto de formação social e cultural numa ilha como a do Pico, num arquipélago como o dos Açores.

Grupos da Casa do Povo de São Mateus do Pico:
Grupo Folclórico e Etnográfico Ilha Morena
Grupo de Teatro Gota de Mel
Centro de Idosos Bom Jesus

Atividades Regulares:
Semana desportiva e cultural.
Organização e promoção da noite das montras (semana que antecede o Natal).
Organização de torneios desportivos.
Bailes (Natal, Ano Novo, Carnaval, Páscoa, Verão).
Sessões de teatro.
Concertos musicais com filarmónicas e orquestras.
Apoio na organização e cedência dos seus espaços para eventos sociais, culturais e desportivos.

Serviços:
Enfermagem