Câmara Municipal da Madalena instala oleões

alt

A autarquia da Madalena procedeu à colocação de quatro equipamentos de deposição de óleos alimentares usados, em diferentes locais da Vila da Madalena, promovendo, desta feita, as boas práticas ambientais junto dos Munícipes, que com um pequeno gesto poderão evitar a poluição da água e do solo, gerada massivamente por este resíduo.

Os oleões foram instalados junto à Escola Profissional do Pico, no Bairro do Granel, nas Sete Cidades (junto à Filarmónica Lira Madalense) e nos Toledos (junto ao Salão Recreativo dos Toledos), estando prevista a colocação de equipamentos de deposição de óleos alimentares usados em todas as freguesias do concelho, ao longo do próximo ano.

Óleo hoje, biodiesel amanhã

Com um simples gesto pode proteger o nosso riquíssimo património natural deste problema ambiental, que é a deposição irregular dos óleos alimentares usados, contaminadores do solo, da água e do mar. Coloque o óleo alimentar usado em garrafas ou garrafões plásticos, fechando-os corretamente e deposite-os nos oleões.

A par da instalação dos oleões, que acumulam óleos posteriormente usados na produção de biodiesel - uma fonte renovável de energia amiga do ambiente e que reduz a produção de Dióxido de Carbono - a autarquia vai realizar diversas ações de sensibilização junto da população, com o fito de consciencializar para a necessidade urgente de uma mudança de atitude, face à conservação e sustentabilidade do meio ambiente.