Município Sensibiliza Estudantes Para Uso Seguro da Internet

Ciberbulling, potenciais ataques de pedófilos e invasão da privacidade são apenas alguns dos muitos perigos encobertos nas malhas, por vezes sinuosas, das redes digitais. Mas como alertar os imprudentes jovens para o perigo que agora mora entre quatro paredes? Através do seu hobby preferido, claro! Um jogo de computador, criado pelos próprios técnicos de informática da autarquia, e que fez as delícias de centenas de crianças por todo o concelho.

A Câmara Municipal da Madalena assinalou esta terça-feira o Dia da Internet Segura, distribuindo pelos mais de 200 alunos de todas as escolas do primeiro ciclo do Concelho, um jogo, produzido pelo departamento de informática da autarquia, com o intuito de alertar os mais jovens para os potenciais riscos existentes na esfera digital.

Aprendendo brincando, através de uma ferramenta tecnológica que cativa milhões de jovens em todo o mundo, a pequenada foi incentivada a adotar um comportamento virtual responsável, ouvindo atentamente as palavras dos técnicos de informática da autarquia.

A par desta mensagem de sensibilização, a autarquia alertou ainda para a importância da reciclagem, tendo sido a embalagem dos cd’s produzida em papelão reutilizado, incentivando os jovens a adotarem hábitos ambientais corretos.

A  promoção de uma utilização segura da Internet e a consciencialização da sociedade para os riscos associados ao mundo digital é crucial para minimizar os potenciais perigos que podem advir do uso das tecnologias da informação, sendo uma preocupação do Município da Madalena formar e informar os jovens para um uso crítico desta ferramenta capital na sociedade do conhecimento.