Madalena Mobiliza-se Contra Maus Tratos na Infância

Comissão de Proteção de Crianças e Jovens promoveu uma caminhada, que reuniu dezenas de pessoas, em prol do combate a este crescente flagelo, que a cada cinco minutos mata uma criança no mundo.

Mais de meia centena de pessoas participou, quarta-feira, na caminhada contra os maus tratos na infância, que percorreu toda a Vila da Madalena, terminando no Largo Cardeal Costa Nunes, com a formação de um laço humano gigante, num gesto simbólico, que visou alertar para a necessidade urgente de combater este flagelo, que anualmente mata dezenas de crianças em Portugal.

A par destas atividades, no final da caminhada, as alunas do Clube de Dança da Escola Cardeal Costa Nunes apresentaram uma coreografia da música “Ser Criança”, gravada pelos membros da CPCJ da Madalena, com o objectivo de assinalar abril como o mês de Prevenção dos Maus Tratos na Infância, através da Campanha Laço Azul (Blue Ribbon).

Criada em 1989, esta campanha surgiu quando Bonnie W. Finney, uma avó atenta e preocupada, amarrou uma fita azul à antena do seu carro. A trágica história de maus-tratos aos seus netos – um deles mortalmente espancado – levou Bonnie a alertar a comunidade para este flagelo da sociedade atual, utilizando o laço de cor azul como metáfora aos corpos espancados e nódoas negras resultantes das agressões.