Madalena Regista O Maior Crescimento Demográfico dos Açores Na Última Década

Em contraciclo com o resto do País e da Região, a Madalena foi o único Município dos Açores a registar, nos últimos dez anos, um aumento demográfico, o que traduz o alcance das políticas de incentivo à natalidade e fixação de jovens, dinamizadas pela autarquia, bem como toda a estratégia de incremento da atratividade do território, cuja qualidade de vida e crescimento económico têm atraído famílias a se fixar no Concelho.

A Madalena foi o único concelho em toda a região a registar um aumento populacional, nos últimos 10 anos. De acordo com os dados preliminares dos Censos 2021, o mais jovem Concelho da Ilha do Pico é o décimo quinto de todo o país com maior crescimento demográfico, contando com aumento 4,7 por cento de residentes.

A par do crescimento da sua população, que passou de 6.049 habitantes para 6.332, a Madalena destaca-se ainda como o Concelho com maior crescimento do número de alojamentos destinados à habitação, de todo o país, refletindo o sucesso das políticas de fomento da natalidade e fixação de jovens, levadas a cabo pelo Município e distinguidas pelas mais diversas entidades a nível nacional.

A venda de lotes para habitação, com condições especiais para os jovens, a atribuição de bolsas de estudo aos universitários e kits de natalidade aos futuros pais, o Cartão de Famílias Numerosas e os múltiplos programas de conciliação da vida profissional e familiar, como a Ludoteca e a Bebeteca Municipais e as 'Férias em Movimento', são um exemplo da estratégia da autarquia no combate à desertificação demográfica.

Ciente de que a captação de jovens passa pelo aumento da atratividade do território e da coesão social, o Município tem ainda promovido diversas iniciativas, que visam o incremento da qualidade de vida e o crescimento económico, atraindo famílias e empresários a se fixar e investir no Concelho.