Estudo Inédito Sobre a Imprensa Picoense Apresentado na Madalena

No ano em que se comemoraram os 150 anos da imprensa picarota, José Gomes deu a conhecer um trabalho de investigação sobre as publicações periódicas lançadas na Ilha Montanha, desde 1874, data em que foi impresso “O Picoense”, o primeiro jornal criado no nossa Ilha.

Foi, este sábado, apresentado na Biblioteca da Madalena o livro “Publicações Periódicas da Ilha do Pico”, da autoria de José Gomes.

Dando a conhecer o trabalho realizado pela imprensa picoense desde o século XIX, a obra reúne nas suas 278 páginas diversos artigos e inúmeras fotografias dos vários jornais criados na nossa ilha, num profundo trabalho de investigação, realizado pelo autor.

Enaltecendo o papel da imprensa, Catarina Manito, Presidente da Câmara Municipal da Madalena, considerou que “hoje mais do que nunca [os jornais] têm um papel insubstituível na nossa sociedade”.

Ao retratar a passagem de três séculos na imprensa picarota, [este livro] assume-se como uma homenagem a todos aqueles que trabalharam e trabalham a Notícia e a Opinião, nos nossos jornais”, salientou a autarca, acrescentando que “são três séculos a contribuir para a construção da nossa sociedade, para a transformação da nossa cultura, para a formação de madalenenses e picarotos. É resgatar do passado memórias e protagonistas, trazendo-os à luz do presente. É ser farol da nossa identidade”.

No final da apresentação do livro, realizada por Manuel Serpa, os professores do Centro de Formação Artística presentearam o público com um breve momento musical.