Sociedade Filarmónica Lira de São Mateus

Logotipo: Sociedade Filarmónica Lira de São Mateus
Descrição:

A Filarmónica Lira de São Mateus, teve a sua primeira apresentação pública, com o seu primeiro concerto, em 27 de maio do ano 2000.

Tem sede própria, na rua do Santuário na Freguesia de São Mateus da Ilha do Pico, concelho da Madalena.

Este ano está a comemorar o seu 12º aniversário, sendo uma das Filarmónicas mais novas dos Açores, composta por 57 jovens músicos amadores de ambos os sexos, com realce para 50% do sexo feminino, formados na maioria na sua escola de música, tendo como maestro José Carlos Medeiros.

A maioria dos seus jovens músicos, são da freguesia de São Mateus como é natural e também da freguesia vizinha de São Caetano.

Pelo empenho e dedicação dos seus dirigentes, tem desenvolvido um trabalho importante, na aprendizagem da música junto dos mais jovens, recrutando novos talentos para o engrandecimento e desenvolvimento da Filarmónica.

O objetivo é continuar a trabalhar tendo como missão melhorar as diferentes áreas de intervenção da Instituição, inovando o seu reportório, participando com os seus músicos em ações de formação
de aperfeiçoamento, intercâmbios e contactos com outras filarmónicas que permitam adquirir novos conhecimentos.

Do resultado da sua imensa atividade a Filarmónica concretizou em média 40 atuações por ano nos seus poucos anos de vida ou seja de 2000 a 2011. Este ano de 2012 estão previstas 49 atuações.

Do excelente trabalho desenvolvido, com apenas doze anos de atividade, (2000 a 2012), refletiu-se em inúmeras atuações na ilha do Pico, bem como, convites e intercâmbios com deslocações às ilhas do Faial, Graciosa, São Jorge, Terceira, São Miguel, Flores, Corvo, Continente Português e Canadá.

Da curta duração de vida da Filarmónica, este ano de 2012, irá concluir o circuito açoriano, com deslocação à ilha de S. Maria, onde faltava só esta ilha do arquipélago dos Açores. A referida deslocação integra-se na 2ª parte do intercâmbio, com a Filarmónica da Relva da ilha de São Miguel, onde estará em S. Maria de 24 a 26 de agosto e em São Miguel de 27 de agosto a 3 de setembro.

De realçar a gravação do seu primeiro CD “Sementes de um Sonho”, lançado em 2003, em memória de todos os que lutaram e sonharam ao longo dos anos, para o nascimento desta Filarmónica na freguesia de São Mateus, localidade do Santuário do Senhor Bom Jesus Milagroso.

Ainda referência para a organização do “1º Encontro de Bandas Filarmónicas do Triangulo” em 2005, concretizado pela Filarmónica Lira de São Mateus aquando das comemorações do seu 5º aniversário e que teve a participação de Filarmónicas das ilhas de São Jorge, Faial e Pico que vieram apadrinhar a jovem ricem nascida Lira de São Mateus.

Destaque para diversas atuações em acontecimentos importantes promovidas por Instituições Oficiais, nomeadamente pelo Governo Regional dos Açores, aquando do voo Inaugural da Rota aérea entre Lisboa e o Pico em 2005.

Foi considerada em 2006 pelo Presidente do Governo Regional dos Açores Carlos Manuel Martins do Vale César “Instituição de Utilidade Pública” tendo recebido também diversos votos de congratulação de diversas Instituições Oficias e Particulares, nomeadamente da Assembleia da Câmara Municipal da Madalena e da Assembleia da Junta de Freguesia de São Mateus, pelos resultados positivos alcançados no desenvolvimento da nossa cultura musical, na divulgação da freguesia, do concelho, da Ilha e dos Açores.

Responsáveis:

Nome: Manuel Goulart Serpa