Madalena Quer Fazer das Rendas do Pico Um Ícone Nacional
De reconhecido valor artístico e etnográfico, há muito que as Rendas do Pico conquistaram projeção mundial, despertando inclusivamente o interesse da Chanel e da maior artística plástica portuguesa de sempre, Joana Vasconcelos. Potenciando o crescente protagonismo, o Município da Madalena quer agora transformar este rico património da Ilha num ativo estratégico, fazendo das Rendas de Farpa do Pico uma referência na Região e no País.
O Município da Madalena vai apresentar publicamente a 19 de outubro o projeto “Rendas do Pico”, no Auditório da Madalena, exibindo em antestreia o documentário “Rendas de Farpa do Pico”.
Enaltecendo as mãos que tecem histórias, criam arte e transformam finas linhas em grandiosas obras, numa dança de mãos hábeis e mentes criativas, a longa-metragem de Sandra Cristina Sousa, dá voz às rendeiras picarotas e às histórias que se tecem nos fios entrelaçados das Rendas de Farpa do Pico, transformando cada peça num autêntico reflexo desta Ilha Morena.
A par desta antestreia, será ainda inaugurada a Exposição “Renda-se: Engenho e Arte das Rendeiras do Pico”, com pecas únicas típicas da Ilha Montanha, terminando o serão com uma Homenagem do Município da Madalena às Rendeiras picarotas.
"É hoje, mais do que nunca, fundamental valorizar o nosso artesanato. Recuperar a nossa essência, a nossa História e os seus protagonistas”, afirma Catarina Manito, Presidente da Câmara da Madalena.
“As Rendas do Pico são um elemento cultural, um símbolo de identidade, que urge impulsionar enquanto ferramenta de desenvolvimento local, de promoção territorial. Queremos fazer das nossas rendas uma verdadeira imagem do nosso Concelho, da nossa Ilha e da nossa Região”.