Grupo Folclórico da Casa do Povo da Criação Velha

Descrição:

O Grupo Folclórico de Casa do Povo da Criação Velha foi fundado em Maio de 1992 sendo um dos mais recentes grupos do género criados na ilha do Pico.

O seu repertório e trajes fundamentam-se nas mais antigas tradições da zona da Fronteira que, ao longo dos séculos, em virtude da natureza dos solos e da sua situação geográfica, fronteira e próxima da ilha do Faial, desenvolveu características muito próprias e claramente expressas nas diversas manifestações de cariz popular.

Com um historial necessariamente curto este Grupo tem actuado em diversas ilhas dos Açores e noutras regiões do país.

Para além das inúmeras actuações efectuadas nas diferentes freguesias e lugares das ilhas do Pico e Faial, destacamos as seguintes participações:

1992 - Actuação nas Festas das Cinco Ribeiras da ilha Terceira.

1993 - Actuação nas Festas dos Rosais de São Jorge.

1994 - Actuação nas Festas de Santo Cristo em Santa Cruz da Graciosa.

1997 - Intercâmbio com o Grupo Folclórico de Ponta Delgada das Flores e actuação na Festa do Emigrante em Santa Cruz das Flores.

1999 - Participação no Festival de Olival em Vila Nova de Gaia.

Ainda em 1999, aproveitando a deslocação ao Continente integrado no intercâmbio com o Rancho Regional de Olival, o Grupo Folclórico da Casa do Povo da Criação Velha actuou em directo para todas as comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo, participando no programa televisivo "A Praça da Alegria" a convite dos responsáveis por aquele programa.

1999 - Participação na Semana Cultural das Velas de São Jorge.

2001 - Intercâmbio com o Grupo Folclórico e Etnográfico da Boa Nova do Funchal e participação no IX Festival de Folclore da Ponta do Sol.

2003 - Intercâmbio com o Grupo Folclórico de São José da Lamarosa e participação no Festival Folclórico em São José da Lamarosa de Coruche.

2005 - Intercâmbio  com o Grupo Folclórico da Casa do Povo de Alte-Algarve, participação no Festival Internacional de Alte.

Actualmente o Grupo é composto por cerca de 37 elementos e o seu repertório engloba bailhos e cantares típicos da denominada zona da Fronteira, apresentando em exclusivo a moda do Preto, número bastante localizado dentro desta micro região. Os outros bailhos mais conhecidos são o Pezinho do Pico, a Tirana, o Abana, a Praia, o Rema, a Preta, o Senhor Ladrão e a Chamarrita do Pico.

Responsáveis:

Nome: Manuel Alberto Rodrigues Dutra