Centenas de Pessoas Participam na Comemoração do Dia Mundial do Coração

Autarquia dinamizou diversas atividades, com o intuito de alertar a população para a importância da adoção de hábitos de vida saudáveis, no combate às doenças cardiovasculares, a principal causa de morte em Portugal, evitável em 80% das mortes prematuras, através do controlo dos quatro principais fatores de risco: tabagismo, alimentação incorreta, falta de exercício físico e abuso de álcool.

O Município da Madalena assinalou, esta sexta-feira, o Dia Mundial do Coração, com múltiplas atividades desportivas e de medicina preventiva, destinadas a todas as faixas etárias, visando assinalar a efeméride, com a promoção de comportamentos saudáveis.

Uma vigorosa caminhada desde a Escola Cardeal Costa Nunes até à Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico, na Criação Velha, marcou o início das atividades, que culminaram na realização de uma faixa humana gigante, representando iconicamente um coração, construído pelos cerca de 450 alunos da Escola Cardeal Costa Nunes, Escola Profissional e Centro de Atividades Ocupacionais (CAO) que participaram na iniciativa.

A par destas atividades, foram ainda realizados rastreios de saúde cardiovascular gratuitos, para toda a população, no Largo Cardeal Costa Nunes, numa profícua parceria entra a autarquia e a Unidade de Saúde da Ilha do Pico (USIP), com o intuito de prevenir as doenças cardiovasculares, que matam diariamente 85 portugueses.

Instituído pela World Heart Federation, o Dia Mundial do Coração tem como objetivo incentivar a prática da atividade física e do desporto em todas as idades, promovendo hábitos de vida saudáveis, cruciais na prevenção das doenças cardiovasculares, princípios comungados pelo Município da Madalena, que se juntou a esta ação global, em prol do bem-estar pleno de toda a população.

 

A mortalidade por insuficiência cardíaca pode atingir os 50% e, apesar da elevada morbilidade, é bem menos conhecida e temida pelo grande público do que o cancro

 

Dia mundial do coração