Contos Europeus Promovem Multiculturalidade e Encantam Miúdos e Graúdos

Da Polónia à Inglaterra, da França à Bulgária, num verdadeiro périplo pela tradição oral Europeia, inspirando os mais novos e acalentando os idosos, os contos conquistaram as dezenas de participantes do projeto “Conta-me Outros Contos ”, arrancando sorrisos, num verdadeiro abraço intergeracional, pelo mosaico da cultura europeia.

Mais de 120 crianças de todas as Escolas Primárias do Concelho da Madalena e cerca de uma dezena de idosos viajaram pelo universo fantástico dos contos europeus, deliciando-se com diferentes narrativas do imaginário do Velho continente, ao longo desta quinta e sexta-feira.

Narradas pelo ator e contador de histórias açoriano Valter Peres, no âmbito do projeto “Conta-me outros contos – Sortido de Histórias da Europa”, a iniciativa visou promover a multiculturalidade, de forma lúdica, incutindo a noção de cidadania europeia e reforçando o sentimento de pertença multicultural.

Dando também ênfase à tradição transmitida pela voz do povo, de geração em geração, valorizando este inequívoco património, a memória coletiva, o projeto promoveu ainda o desenvolvimento cognitivo, cultural e criativo da pequenada, numa viagem pela cultura e pelas tradições europeias.

A promoção da cultura e da multiculturalidade são cruciais para o Município da Madalena, que acolhendo estes eventos contribui, de forma inequívoca, para uma educação mais edificante e verdadeiramente universal no Concelho.

 

conto