Potencialidades do Vinho em debate na Madalena

Os novos desafios do mundo rural e a comunicação na viticultura serão alguns dos temas a debater no Fórum Regional da Vinha e do Vinho.

A Madalena acolhe um dos dez fóruns regionais promovidos pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho, sexta-feira. A iniciativa visa o debate profícuo das potencialidades da viticultura e os resultados serão apresentados no Congresso Nacional “O Vinho e o Mundo Rural”, a 11 de junho, na 50ª Feira Nacional de Agricultura, em Santarém.

Elevada a património da humanidade pela Unesco, a vinha apresenta um potencial inesgotável no mais jovem concelho da Ilha do Pico, cuja história e expansão é indissociável à da produção do vinho.

“É fulcral que, cada vez mais, a vitivinicultura seja vista não só como um núcleo, mas numa perspetiva de encaixe na estratégia do turismo que queremos para o
nosso Município, tendo em conta a sua contextualização no desenvolvimento rural e as suas potencialidades, no que concerne à gastronomia e ao enoturismo”, refere Marco Costa, vereador da Câmara Municipal, salientando ainda a “peculiaridade de na Madalena produzir-se vinho numa zona classificada como Património da Humanidade”.

Sendo o Município da Madalena membro efetivo da AMPV, a autarquia assumiu a organização do Fórum Regional da Vinha e do Vinho que pretende incrementar melhorias neste setor e noutros paralelos, como o enoturismo, por forma a dinamizar a cultura da vinha, um elemento essencial da paisagem natural, da história e da cultura madalenenses, e cuja exportação levou em tempos idos a reputação do Pico além dos limites setentrionais do Báltico até aos confins orientais da Índia e de Macau.