Magistério da Horta em Livro

Escola formou cerca de mil alunos, nas suas quatro décadas de existência, sendo mais de um terço naturais da Ilha do Pico.

O Salão Nobre da Câmara Municipal da Madalena foi, esta quarta-feira, palco da apresentação do livro “A Escola do Magistério Primário da Horta - Para a História da Educação nos Açores", da autoria de Delfina Porto e António Soares.

A apresentação da obra, a primeira editada pela Universidade Sénior da Horta, a UniSénior, reuniu dezenas de antigos alunos da Escola do Magistério Primário da Horta (EMPH), num emocionado momento de reencontros, que contou com a presença da última diretora daquela instituição de ensino, Maria Simas Cardoso.

“O Município da Madalena enobrece-se com a apresentação deste livro, sobre um tema que nos é tão caro, como é a educação, mais um elo de ligação entre as comunidades do Canal e do Triângulo”, referiu José António Soares, presidente da Câmara Municipal da Madalena.

Contribuir para a história da educação dos Açores, preservando as memórias do magistério da Horta, foi o objetivo capital desta obra, que documenta os 44 anos de existência (1945-1989) da EMPH, dando enfase às referências feitas na imprensa faialense àquela instituição e ainda aos testemunhos de antigos alunos que foram reunidos no livro, constituindo um meio de partilha das histórias de vida de alguns dos docentes formados naquele estabelecimento de ensino.