Madalena Acolheu I Campeonato de Trauma do Triângulo

Equipas do Pico conquistaram o pódio, tendo a corporação de bombeiros de São Roque alcançado o segundo lugar e as Lajes o terceiro. A Horta sagrou-se como grande vencedora desta competição organizada em parceria com o Município da Madalena e que reuniu cerca de 15 participantes na Ilha Montanha, contando ainda com a presença dos campeões do mundo em trauma.

Acidentes de viação, quedas de andaimes, atropelamentos. Cenários sangrentos com vítimas inconscientes, traumas profundos ou fraturas graves, foram estas algumas dos muitas ocorrências, simuladas, que colocaram à prova as cinco equipas de bombeiros das Velas, Horta, São Roque, Lajes e Madalena, este fim-de-semana, no Pavilhão de Desportos da Candelária.

Sob o olhar atento do júri, composto por dois elementos da Proteção Civil, as equipas enfrentaram diversos desafios exigentes, sendo avaliadas não apenas pelo tempo de prova, como também pela execução dos procedimentos em conformidade com os protocolos e normas de atuação previstos.

Organizada pelos Bombeiros Voluntários da Madalena, a prova excedeu a sua vertente competitiva, cumprindo o seu objetivo primordial, melhorar as competências práticas dos participantes, através da aprendizagem e partilha de experiências, entre todos os envolvidos no projeto, que contou ainda com a realização de um workshop com a equipa campeã mundial de trauma.

Na despedida, a promessa de que esta foi a primeira de muitas outras edições do Campeonato de Trauma do Triângulo fez-se ouvir, entre os aplausos à organização e demais parceiros.