Madalena Acolhe Trigésima Edição dos Colóquios da Lusofonia

Entre 4 a 7 de outubro, a Madalena será a capital da Lusofonia e da Açorianidade Literária, ao acolher, pela primeira vez, a trigésima edição dos Colóquios da Lusofonia.

O certame irá trazer à ilha montanha 50 inteletuais dos mais diversos pontos do globo, entre eles D. Ximenes Belo, que regressa ao Pico para apresentar o segundo volume de “Missionários Açorianos em Timor”, com biografias de 20 jovens picarotos missionários naquela ilha, contando ainda com cerca de 30 autores açorianos, nomeadamente Joel Neto.

“A Lusofonia e a Língua Portuguesa”, “A Açorianidade” e a “Tradução da Língua e Literatura Lusófona” são os temas centrais dos colóquios, em que se irão debater questões como a Língua Portuguesa no mundo, na comunicação social e no ciberespaço ou a presença dos Açores na literatura de autores estrangeiros, através de um vastíssimo programa, que integra sessões científicas, recitais, cinema e poesia.

Dos temas e autores locais destaque para as palestras sobre Urbano Bettencourt, Martins Garcia, Manuel Ferreira Duarte, Padre Áureo da Costa Nunes de Castro e D. José da Costa Nunes, além de uma homenagem a D. Jaime Garcia Goulart.

As artes têm também um papel de relevo, na programação desta 30ª edição dos Colóquios da Lusofonia, organizada pela Associação Internacional dos Colóquios da Lusofonia, com o apoio da autarquia madalenense, destacando-se dois recitais com Ana Paula Andrade e as atuações de Manuel Francisco Costa, Bruno Rosa e do Grupo de Cordas ‘Ilha Negra’, bem como a participação artística da associação MiratecArts.

icon Colóquios da Lusofonia - Programa (2.54 MB)