Madalena É Palco da Celebração do Dia Nacional da Gastronomia Portuguesa

À quinta edição, a festa dos sabores portugueses aconteceu na Madalena do Pico: o Dia Nacional da Gastronomia celebrou-se, este fim-de-semana, pela primeira vez em toda a sua história, num território insular, elevando a cozinha picarota ao mais alto nível nacional.

Partilhando com o público o receituário tradicional local, foram dinamizados diversos showcookings, palestras, degustações de produtos locais e uma exposição da "Marca Açores".

O vinho do Pico esteve também em grande destaque, no certame, com uma prova de vinhos, que contou com a presença da larga maioria dos produtores certificados da Ilha, como a Azores Wine Company, a Insula, Curral de Atlântis, Pocinho Bay, Cancela do Porco, A Buraca e a Picowines.

A par dos inúmeros eventos, a efeméride dinamizada pela Confraria dos Gastrónomos dos Açores e pela Confraria do Vinho do Pico, com o apoio do Município da Madalena, teve ainda a participação dos restaurantes locais, que conceberam pratos cheios de identidade e muito ADN, a preços convidativos.

Para José António Soares, Presidente da Câmara Municipal da Madalena, "acolher um evento desta grandeza é uma honra que nos enche de orgulho ao constatarmos que as artes culinárias picarotas se afirmam, cada vez mais, como um ícone de referência em toda a região, em todo o país".

"Valorizar o nosso património gastronómico é valorizar a nossa identidade. É fomentar o nosso turismo. É alavancar o crescimento", afirma o edil, concluindo que "este fim-de-semana, os nossos sabores e saberes voltaram a dar-nos grande protagonismo, porque não só a mesa foi celebrada, mas sobretudo o Pico, as suas gentes e a sua cultura".